quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Fauna e Flora
A região do Cerrado retira seu nome do tipo de vegetação nela predominante. O nome "cerrado" define um tipo de vegetação com as seguintes características: árvores de baixo a médio porte de tronco tortuoso, com casca espessa e folhas coriáceas, mais ou menos distantes umas das outras, circundadas por gramíneas. O cerrado, contudo, não é um grupo fisionômico homogêneo. Em função da densidade da vegetação, o cerrado é dividido em: campo limpo, campo sujo, campo cerrado, cerrado (típico) e cerradão.
Ocorrem também extensas áreas de brejo, constituídas de solos úmidos, com espessos horizontes de argila branca recoberta de turfa. É neste ambiente que aparecem os covais, um ecossistema importante para a manutenção do regime hídrico do rio, além de ser um refúgio para a fauna silvestre.
No médio curso as águas mansas correm por vales abertos com amplas planícies de inundação onde ocorrem capões de mata e lagoas temporárias.
Na descida rumo à cidade, o rio Uberabinha percorre áreas de lavouras, pastagens e reflorestamento. Acompanhando o curso do rio, encontramos longos trechos de matas ciliares que, com sua vegetação rica e variada, oferecem alimento para a fauna, ajudam a preservar a qualidade da água e protegem as margens dos processos erosivos evitando o assoreamento da calha do rio. Em algumas áreas em que a mata ciliar foi suprimida, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente num esforço conjunto com os proprietários rurais, vem desenvolvendo o projeto de recomposição da mata ciliar com essências nativas ou adaptadas ao cerrado mineiro.
Nesta parte do rio são encontrados locais de antigas lavras de cascalho, que após desativadas, tornaram-se lagoas de águas cristalinas
A fauna do Bioma do Cerrado é pouco conhecida, particularmente a dos Invertebrados. Seguramente ela é muito rica, destacando-se naturalmente o grupo dos Insetos. Quanto aos Vertebrados, o que se conhece são, em geral, listas das espécies mais freqüentemente encontradas em áreas de Cerrado, pouco se sabendo da História Natural desses animais, do tamanho de suas populações, de sua dinâmica etc. Só muito recentemente estão surgindo alguns trabalhos científicos, dissertações e teses sobre estes assuntos.
Entre os Vertebrados de maior porte encontrados em áreas de Cerrado, citamos a jibóia, a cascavel, várias espécies de jararaca, o lagarto teiú, a ema, a seriema, a curicaca, o urubu comum, o urubu caçador, o urubu-rei, araras, tucanos, papagaios, gaviões, o tatu-peba, o tatu-galinha, o tatu-canastra, o tatu-de-rabo-mole, o tamanduá-bandeira e o tamanduá-mirim, o veado campeiro, o cateto, a anta, o cachorro-do-mato, o cachorro-vinagre, o lobo-guará, a jaritataca, o gato mourisco, e muito raramente a onça-parda e a onça-pintada.
Fonte:Jornal correio de Uberlândia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ÓTIMO AUXILIEI A MINHA SOBRINHA LENDO PARA ELA ESSE PESQUISA
ResponderExcluirGostei muito dessa pesquisa ,faz menos de um mês q vim do Rio Grande do Norte. Região litoranica ,vim em busca de emprego mais estou emcantado com a fauna e a flora,vim para ficar .
ResponderExcluir